Os resultados de uma pesquisa muito interessante foram publicados no importantíssimo site Huffington Post. Nela o autor argumenta que hoje três sites em especial (Facebook, Twitter e Youtube) são tão populares que mudaram demais nosso comportamento à frente do computador. Também por isso eles perguntaram a 22 mil pessoas qual seria a principal razão para elas não se exercitarem. 17% argumentaram que “estariam cansadas”, porém 30% disseram que “não tinham tempo”. Há uma frase famosa que diz que, se você não tem tempo para cuidar de sua saúde, é bom arranjar para cuidar depois da doença.
O que essas pessoas não se deram conta é a pegadinha que vinha logo depois. Quando perguntado quanto tempo elas passavam na internet por puro lazer, não houve dúvida: 80% passa mais de uma hora por dia, sete dias na semana. 26% responderam que eram mais de três horas diárias!
Não cabe julgar aqui se esse tempo na internet é demasiado ou não, mas sim a incongruência das respostas. A falta de tempo para se exercitar seria uma desculpa e uma opção da pessoa de como gastar seu tempo livre. Queiramos ou não, inconscientemente ela se engana arranjando desculpas para algo que sabe ser benéfico à sua saúde.
E o que esse assunto faz numa coluna de Nutrição? Diariamente saio para almoçar com pessoas que gostam de falar sobre hábitos alimentares e de suas dificuldades em ter uma dieta mais regrada. Quais as principais desculpas? Ela vai desde falta de opções saudáveis, até a falta de tempo. Tem fundamento? Lógico que não. Os restaurantes “por quilo”, essa coisa tão brasileira, possibilita que você tenha os dois mundos, o saudável e o péssimo. Qualquer escritório hoje conta com uma geladeira para guardarmos alimentos mais saudáveis (iogurte, frutas...). Se a pessoa dia após dia opta por comer alimentos gordurosos, calóricos, cheio de açúcares e muito fast-food, é como a pesquisa publicada na Huffington Post, é uma opção que a pessoa faz que não deixa de ser uma desculpa para ela justificar sua escolha menos saudável.
Não vou nem tentar dizer que é mais confortável ficar na internet a ter que ficar levantando peso na academia ou correndo tiros na pista. Sei que uma torta de chocolate sempre será sempre mais gostosa que uma laranja. Mas existem inúmeras estratégias para reduzirmos as escolhas menos saudáveis. E ela sempre passará por vez ou outra a tomarmos a decisão menos “gostosa”, mas ela tem que ser feita se você quiser ter hábitos mais saudáveis. Tudo deve ser preparado para que não seja doloroso, porque a melhor dieta e a melhor rotina de atividade física são aquelas que nem mesmo sabemos que estamos seguindo.
Fonte: http://www.webrun.com.br/corridasderua/n/falta-de-tempo-nao-e-desculpa-para-falta-de-exercicio/12641
Nenhum comentário:
Postar um comentário