A prática da corrida estimula as mulheres a sempre buscarem melhores marcas ou maiores distâncias. Para chegar lá com segurança e sem lesões, realizar atividades de fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana é essencial.
O Pilates pode ser um bom aliado nesse sentido, pois é uma atividade que trabalha o corpo todo, proporcionando resistência muscular, alongamento e força. Além dos benefícios físicos, ainda é possível adquirir mais concentração e respiração para completar os treinos e provas sem cansaço.
A W Run listou com a ajuda de especialistas dez vantagens que o Pilates pode trazer às praticantes de corrida:
1 Sustentação. O Pilates trabalha o core (centro do corpo), composto por abdome, quadril e lombar. Essa região é responsável pela sustentação de toda a passada, e fortalecer essa musculatura significa maior amplitude e qualidade do gesto esportivo.
2 Menos impacto. Com o ganho de força promovido pelo Pilates, o impacto das passadas da corrida às articulações será menor, diminuindo as chances de lesões.
3 Flexibilidade. Com o corpo mais alongado, a corredora ganhará mais flexibilidade para melhorar a postura e as passadas, diminuindo assim o tempo final em provas.
4 Consciência respiratória. Para facilitar a execução dos exercícios, o Pilates reforça a importância da respiração. Com essa consciência, é possível se cansar menos na corrida e aumentar o rendimento.
5 Versatilidade. O equilíbrio proporcionado pelo Pilates auxilia a corredora a se adaptar às mudanças de terreno. O corpo responde melhor a alterações e mudanças repentinas de direção.
6 Boa postura. O Pilates promove maior consciência da posição do pescoço, cabeça, coluna e pelve durante a atividade física. A eficácia dos movimentos pode ser desenvolvida com a melhora da postura, já que o corpo fica mais simétrico e alinhado.
7 Prevenção de lesões. Com alongamento e mais consciência dos movimentos, padrões de postura inadequados são evitados, diminuindo o risco de lesões.
8 Menos dor na coluna. A colocação correta do quadril e da bacia influencia na organização da coluna. Assim, a corredora poderá praticar as passadas por mais tempo sem sentir dores nas costas.
9 Recuperação rápida. Pelo fato de o Pilates melhorar a circulação sanguínea, a recuperação dos treinos será facilitada com a diminuição da fadiga muscular.
10 Pernas fortalecidas. O rendimento melhora com a maior coordenação dos membros inferiores. O alinhamento postural será aperfeiçoado e as passadas se tornarão mais produtivas.
Fontes: Inélia García, diretora do The Pilates Studio Brasil; Letícia Toledo, coordenadora técnica do Pilates Studio Fit e Tamara Vieira, professora de educação física e yoga com especialização em fisiologia do exercício e treinamento esportivo.
Fonte: http://wrun.terra.com.br/integra.php?id=314
Nenhum comentário:
Postar um comentário