sábado, 30 de julho de 2011

Cuidado com a aparência


Nessa época do ano, a pele e os cabelos sofrem muito, principalmente por causa das variações térmicas. O tempo frio, o vento e a baixa umidade podem causar ressecamentos, especialmente em algumas partes do corpo que ficam mais expostas. A hidratação da pele, dos cabelos e do próprio organismo é o fator mais importante para manter uma boa aparência no inverno. Na hora da corrida ou mesmo nos dias que não for treinar, quando estiver em casa, certos hábitos ajudam a manter seu bem-estar.

Pele
No inverno, a pele tende a ficar mais ressecada e é preciso de cuidados especiais com algumas partes do corpo que ficam mais expostas durante a corrida, como o rosto. “Antes de qualquer coisa, o rosto precisa estar bem limpo. Depois disso, para complementar também a hidratação, é ideal a aplicação do protetor solar”, afirma a corredora e dermatologista Rosiane Boabaid. Lembrando que, tanto no verão como no inverno, o protetor solar é indispensável. Nos dias frios, ele ajuda a hidratar e proteger a pele do ressecamento. Uma dica é usar filtro solar com base. “Além de aumentar a proteção e a fixação no rosto, esse tipo de protetor deixa a pele mais uniforme , bonita e ainda é ótimo para quem tem manchas”, indica Rosiane.

Para o resto do corpo, o mais indicado é usar calças, camisetas de manga longa - ou até blusas e jaquetas - e bonés, que ajudam a aquecer e a proteger a pele do vento. Mas, caso o treino seja feito com as pernas, braços e mãos expostas, a pele precisa ser muito bem hidratada após a sessão. “Um bom banho depois do treino e a aplicação de hidratantes - de acordo com o seu tipo de pele - renovam e cuidam da pele”, indica Alessandra Othechar, diretona técnica da Ação Total Assessoria Esportiva. Além dos cremes, não esqueça de hidratar o corpo com água, pois ela também ajuda a manter uma boa aparência.

Como o sol também aparece no inverno, é preciso ficar atenta com os horários em que vai treinar para proteger-se corretamente. Além do protetor solar, os óculos escuros são uma boa pedida. “Eles protegem os olhos de partículas que podem vir com os fortes ventos”, indica Camila Hirsch, consultora Asics e diretora técnica da Personal Life Assessoria Esportiva.

Cabelos

Os cuidados básicos com as “madeixas” das corredoras devem ser feitos ao longo de todo o ano, com hidratações. Durante a corrida, é melhor deixar os cabelos presos. “Por causa do vento, os fios embaraçam com mais facilidade e podem ficar quebradiços. Por isso, corra com eles presos. Um rabo de cavalo ou um coque resolvem esse problema”, aconselha Camila.

Depois dos treinos, especialmente os noturnos, tome cuidado ao lavar a cabeça e dormir com o cabelo úmido. Além de prejudicar a saúde dos fios, a corredora pode pegar um resfriado, comum nessa estação. Outra dica são alguns acessórios que podem ajudar a proteger seus cabelos. “Utilize protetor capilar, se preferir, use também um boné. Os elásticos para cabelos podem quebrar os fios. Prefira os mais suaves, como os feitos com meia fina feminina”, indica Alessandra.

Fonte: o2 por minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário