segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Está correndo certo? Confira hábitos comuns que aumentam risco de lesões

euatleta coluna raquel castanharo lesões (Foto: Getty Images)
Eu acredito que sofrer uma lesão e ter que ficar um tempo parado é a última coisa que umcorredor deseja. Porém, muitas vezes quem corre toma atitudes que aumentam muito os riscos de uma lesão, sem saber ao certo o quanto aquilo é perigoso. Falarei aqui de algumas dessas situações, para que você possa evitá-las e assim não colocar suas corridas em riscos: 
Não descansar após uma prova: o dia seguinte a uma prova de corrida deve ser de descanso. Quanto maior a quilometragem da prova, maior deve ser o período de descanso. Após umamaratona, por exemplo, o recomendável é voltar aos treinos leves após, pelo menos, sete dias de descanso. E ao ritmo de treino normal apenas após duas semanas. Para provas mais curtas, como 5km e 10 km, reserve o dia seguinte para descansar de verdade, sem trote leve ou treinos de força
Participar de provas todo final de semana: por mais que você esteja habituado a correr a distância da prova, o dia da competição gera mais desgaste no corpo, pois você provavelmente vai querer fazer o seu melhor tempo. Provas todo final de semana, além de colocá-lo em uma situação de maior risco, atrapalham a rotina de treinamentos. Se você tem como objetivo uma corrida específica e mais importante, o excesso de participação em corridas secundárias vai prejudicar seu objetivo principal. 
 - Correr além do que está na planilha de treinamento: uma planilha elaborada por um bom treinador de corrida já tem o volume de corrida ideal da semana. Correr nos dias em que deveria ser de descanso provavelmente fará com que você ultrapasse os limites do corpo e acabe sofrendo uma lesão. 
Aumentos bruscos: aumentar a sua quilometragem ou velocidade de corrida de forma brusca o coloca em maior risco. Por exemplo, se você está habituado a 10km, correr 21km de uma hora para outra, sem um período de preparação adequado ou gradativo, pode resultar em uma lesão. 
Evitar esses erros e cuidar da biomecânica da corrida é um bom caminho contra lesões. 
Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/12/esta-correndo-certo-confira-habitos-comuns-que-aumentam-risco-de-lesoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário