sábado, 25 de julho de 2015

Importância da avaliação física



Quantas vezes por mês você sobe na balança para pesar-se? Uma, três, cinco vezes... Ou todos os dias? Você já parou para pensar o que significa o peso na balança? O que aquela informação representa? Mais do um valor bruto, o nosso peso corporal total é fracionado, subdivido em quatro componentes: peso ósseo, visceral, muscular e o peso gordo. Para as pessoas que treinam o peso na balança não quer dizer muita coisa, pois seguindo um treino adequado e alimentação regrada, as divisões destas frações estão se alterando, diminuindo o indesejado excesso de gordura, mas mesmo assim seu peso poderá estar subindo em função do aumento da massa muscular. Inversamente, sem exercícios ou com exercícios realizados de maneira incorreta ou não tendo uma alimentação correta, o peso pode se alterar ganhando gordura e diminuindo massa muscular. As variáveis são muitas e determinadas combinações alteram o peso para o melhor ou para o indesejado.

Afinal, o que é e para que serve a famosa avaliação física? Qual seu objetivo? Qual seu real propósito? A avaliação física é fundamental e consiste em avaliar o estado físico do individuo antes de iniciar o programa de treinamento e reavaliá-lo a fim de saber se os objetivos estão sendo alcançados, realinhando metas e ajustando carga de treinos, exercícios e treinos. Entretanto, existem diversas formas e métodos utilizados para realização desta ferramenta valiosa e imprescindível de avaliação e monitoramento. Utilizo a avaliação física composta por anamese, antropometria (perimetria, adipometria e paquimetria) e avaliação postural.

A avaliação física deveria ser obrigatória. Fundamentalmente antes de iniciar qualquer programa de treinamento para saber o estado de saúde e físico com o aluno que irá trabalhar. A reavaliação não tem tempo certo para ser feita e dependerá de vários fatores a serem respeitados como objetivos, frequência de treinamentos e grau de condicionamento. A avaliação proporcionará saber se esta atingindo os objetivos traçados e se necessários alterar forma de treino e alimentação para que leve professor/aluno para o rumo desejado.

Converse com seu treinador para fazer avaliação física regularmente. Deixe de lado um pouco a balança e se empenhe mais nos treinos e na alimentação saudável para alcançar os objetivos traçados na avaliação.

Bons treinos.



Por:
Cristiane Schmidt Stein
Cref: 9746G/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário