Entre as camisetas com frases inesquecíveis, lembro-me sempre de uma muito bacana: “Às vezes eu sinto uma vontade louca de treinar, então sento e espero a vontade passar”.
Então vamos aproveitar para falar um pouco do descanso do atleta, tão esquecido quando o entusiasmo da evolução toma conta do corpo e o resultado esportivo começa a aparecer.
O organismo passa por duas fases básicas de evolução nos treinamentos: os estímulos (estresse), que são recebidos nos treinos realizados nas pistas ou parques, e os descansos (anabolismo) que é a parte mais importante da assimilação do treinamento. É nesse momento que o organismo recruta substratos para produzir mais e melhor na próxima sessão de estímulos. A substituição do descanso por treino leva ao desgaste físico desnecessário, overtrainning e “fiasco” nos seus objetivos.
Quando somos adolescentes o organismo passa por uma fase parecida que se chama “estirão de crescimento”. Nela, muitos hormônios são liberados à noite (quando você está dormindo) e que colaboram com o crescimento físico e intelectual. A falta de sono interfere diretamente na evolução e crescimento do jovem como também interfere no desenvolvimento e qualidade dos treinamentos. Portanto, descansar com uma boa noite de sono é fundamental!
Encare os dias de descansos como treinos e respeite-os, guarde este dia para realizar ações que colaborem na maior assimilação do treinamento como massagem, alongamentos, acupuntura, etc. Às vezes, “ficar sentado e deixar a vontade passar” é o melhor treino!
Fonte: http://www.webseriemizuno.com.br/dica-do-especialista.php?id=57836448
Nenhum comentário:
Postar um comentário