sábado, 9 de julho de 2011

Massa: aposta certa na véspera

Seu pique começa a acabar na metade de um treino longo de corrida? Apesar de dedicado, não percebe evolução? Pode ser que existam falhas em sua alimentação no dia de treino, mas você já parou para avaliar como foi sua alimentação na véspera?

Para que seja possível manter um bom ritmo durante todo o período de atividade, o corpo precisa (dentre outros substratos) de carboidratos disponíveis para produzir energia. Se os estoques corporais de carboidratos (que ocorrem no fígado e músculos sob a forma de glicogênio) estiverem baixos, provavelmente, sua performance será comprometida.

Assim, o principal objetivo da dieta de véspera é garantir bom aporte de carboidratos para preencher esses estoques. Chegamos à boa notícia para os amantes de massas! O macarrão é uma fonte rica nesse nutriente (cerca de 78% de sua composição). Outras opções seriam arroz, batatas, pães.

Mas, o macarrão tende a ser a opção predileta dos corredores. Além de agradar diferentes paladares, é prático de estocar e de preparar. E fácil de encontrar em praticamente todos os lugares do mundo – pode soar exagerado porém em provas no exterior, como será o caso de Amsterdam, é a pedida certa, sem erro ou surpresa.

Só que preste atenção na escolha. Essa refeição deve ser leve. Muita gordura, proteína ou fibras comprometem o tempo de absorção e causam desconforto. Fuja de opções como molhos a base de creme de leite e queijos gordurosos, preparados com muita manteiga, com folhas ou vegetais formadores de gases (como brócolis) e até mesmo molho pesto. Para não errar, evite opções extravagantes com vôngole, por exemplo. As tradicionais macarronadas ao sugo ou à bolonhesa são boas opções e não perdem no sabor!


Por:
* Renata Trommer é nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Nutrição Clínica pelo Hospital Israelita Albert Einsten. Atua na Equipe de Assessoria Nutricional – Food Coach ®, prestando atendimento especializado em nutrição esportiva com enfoque em corridas de rua, maratona e triatlon.
Fonte: http://webseriemizuno.com.br/dica-do-especialista.php?id=20361315

Nenhum comentário:

Postar um comentário