
As fraturas por estresse é uma patologia que constitui de 10 a 15% das lesões esportivas principalmente as de impacto, como a corrida, salto em distância, por exemplo. Devido ao esporte ser cada dia mais competitivo, inclusive em categorias amadoras, o corpo ultrapassa seu limite fisiológico e o impacto no osso (principalmente na corrida) gera um estresse muscular. Com o músculo fraco, o osso absorve uma quantidade maior de energia, causando assim as fraturas por estresse.
O que é fratura por estresse?
As fraturas por estresse são fissuras microscópicas dos ossos, causadas por uma soma de quantidade de impacto. Esse esforço físico repetitivo aumenta as solicitações ósseas que, quando ultrapassam a resistência normal, ocorre a substituição da deformação elástica pela deformação plástica, isto é, não há retorno à situação anterior e, caso as exigências continuem, instalam-se microfraturas, prevalecendo então a reabsorção óssea. Nesta fase da evolução, tem-se uma alteração fisiológica, a fratura, no entanto sem aparente comprometimento anatômico (deformidade).
As principais causas e ou fatores que desencadeiam esta patologia são: mudança rápida de treino sem a adaptação do atleta, atletas com hiper pronação, calçado de corrida sem um bom sistema de amortecimento, tipo de piso onde o atleta treina, joelho em valgo excessivo, fatores hormonais também são causas das fraturas por estresse.
Quais ossos são acometidos?
Os ossos dos membros inferiores são os mais acometidos principalmente os ossos do pé, tíbia, fíbula e fêmur, cuja origem é a sobrecarga de forma intensa, mal realizada ou sem o devido intervalo de recuperação.
Quais são os sintomas?
A fratura por estresse tem geralmente uma lista estreita dos sintomas
Uma área generalizada de dor no membro acometido
Enfraquecimento da musculatura da região afetada
Dor ao pisar – principalmente pela manhã
Os locais mais comuns onde as fraturas por estresse podem aparecer em atletas de corrida são:
Tíbia – tibialgia ou a famossa “canelíte “
Calcâneo
2º metatarso
Em casos mais raros no fêmur
Fonte: http://webrun.uol.com.br/home/n/saiba-as-causas-e-sintomas-das-fraturas-por-estresse/12342
Nenhum comentário:
Postar um comentário