
Os pés, assim como outras partes do nosso corpo, exigem cuidados especiais diários. Durante o dia a dia, o uso de sapatos fechados, sapatos de salto alto, bico fino, meias de nylon ou de tecidos sintéticos geram um ambiente propício para alterações na pele e nas unhas dos pés.
Imagine então após os exercícios e treinos intensos ou até mesmo após as maratonas, que pelo atrito constante na região plantar podem causar bolhas, calos, pequenas hemorragias ou facilitar o encravamento das unhas.
Por estes motivos, a pele dos pés e as unhas merecem atenção redobrada na higiene diária e aqui vão algumas dicas para vocês corredores:
Unhas:
1- Corte-as sempre reta. A borda livre das unhas não deve ser oval, pois isso facilita o encravamento. Os cantos devem ser apenas lixados.
2- O tamanho da borda livre também é importante. As unhas compridas ficam mais sujeitas a micro traumas, fissuras e fraturas da lâmina ungueal. As unhas muito curtas podem deixar a pele do leito ungueal desprotegida e facilitar infecções e traumas por atrito constante.
3- As cutículas devem ser empurradas. Se houver excesso de cutícula, retirar apenas uma parte dela, pois servem de proteção contra infecções e previnem penetração de bactérias na matriz da unha.
4- Não fazer a unha nos dias que antecedem as maratonas. O ideal seria programar 1 semana antes.
5- Utilizar substâncias hidratantes em creme ou esmaltes para as unhas.
Pele dos pés:
1- É importante mantê-la sempre hidratada. Para isso devemos utilizar cremes a base de uréia, lactil, óleo de amêndoas e oliva.
2- Promover esfoliação 1 vez por semana para retirar as células mortas e ajudar na penetração dos cremes hidratantes.
3- O óleo de Melaleuca é uma ótima opção para evitar infecções fúngicas e bacterianas. Soluções diluídas de óleo de Melaleuca reduzem irritações, ajudam a reduzir infecções e melhoram a cicatrização.
4- Cuidado ao utilizar talcos antissépticos pois podem ressecar mais os pés e gerar alergias em pessoas sensíveis à enxofre e ácido bórico.
5- Transpiração excessiva: utilizar loções ou cremes anti-transpirantes durante a noite ou, para os casos mais graves, indica-se aplicação de toxina botulínica.
6- Após as corridas, deixe os pés de molho por pelo menos 10 min em água morna com vinagre (1 litro de água p/ 1 copo de vinagre) e após massageie os pés com creme hidratante.
Fonte: http://www.ativo.com/Esportes/Pages/CuidadoscomSeusPes.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário