domingo, 1 de maio de 2011

Você é um “Corredor Social” ou um “Amador Profissional”?


Para a maioria das pessoas correr é um esporte individual. Um verdadeiro “exercício” de superação, reflexão e busca por prazer a cada passada ou meta batida.

Hoje em dia está aumentando, e exponencialmente, o número de pessoas que adere a este esporte para aumentar o circulo social. O objetivo principal do Corredor Social é conquistar novos amigos, conhecer novos lugares e em alguns casos arranjar uma boa paquera. Performance entra em segundo plano na maioria das vezes.

Infelizmente, o Corredor Social, principalmente o iniciante, tende a entrar em conflito com o Amador Profissional que tem na corrida um momento de dedicação exclusiva a si mesmo. E isso deve ser respeitado. Mas existem situações em que as piadas e o bate-papo são aceitos por todos, fazendo da corrida uma grande oportunidade para reforçar laços de amizade – ou algo mais.

Nos grupos de corrida o alongamento é uma grande oportunidade para interagir com a galera. Seja individualmente ou em dupla e, geralmente, é acompanhado de uma boa dose de descontração. Já no treino em si o assunto é bem diferente. Se a sua intenção é conversar enquanto corre, primeiro identifique quem está afim. Ter certeza que o parceiro, ou parceiros, possuem um “ritmo” parecido com o seu é muito importante. Isso evita o estresse físico associado à adequação de velocidade. O desconforto é tanto para quem precisa correr mais rápido, quanto para quem precisa diminuir o próprio ritmo. Coincidir os treinos regenerativos é uma boa oportunidade, tendo em vista que correr mais lento é uma das necessidades.

A participação de provas é uma outra oportunidade a ser considerada. Visitar a tenda de outros grupos de corrida e toda a interação que antecede a prova é realmente estimulante. Mas se o seu objetivo é sentir “aquele” espírito de grupo as Provas de Revezamento são as mais indicadas. Afinal, gritos de incentivo e a “água salvadora” entregue no trecho mais difícil podem fazer milagres no tempo geral do grupo e com certeza promovem ótimas histórias.

Corrida é assim, tem pra todos os gostos, ritmos e tipos de pessoas.

Fonte: blog.fila.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário