quinta-feira, 9 de julho de 2009

AVALIAÇÃO DA FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES DE MULHERES IDOSAS

Cristiane Ortiz Schmidt;Osvaldo Donizete Siqueira M.S.; Adriana Barni Truccolo M.S.. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Canoas; ESEF/UFRGS).

Área Temática: Educação Física e esporte para a Terceira Idade


RESUMO

O objetivo deste estudo foi descrever e comparar o nível de força de membros superiores e membros inferiores em indivíduos com idade entre 60 a 74 anos que praticam musculação há mais de dois anos, do sexo feminino, matriculados na academia SESC- Redenção de Porto Alegre. Foram analisadas 34 idosas, divididas em três grupos: Grupo 1, de 60 a 64 anos, Grupo 2, de 65 a 69 anos, Grupo 3, de 70 a 74 anos. O estudo foi baseado na condição de avaliar as idosas com a bateria de testes de força muscular proposto por Rikli e Jones (1999). A força de membros superiores foi avaliada através do teste de flexão de cotovelo e a força de membros inferiores foi avaliada por meio do teste de levantar e sentar em 30 segundos. O estudo revelou que as idosas avaliadas apresentam diferenças significativas nos níveis de força nos dois testes realizados. Na sua maioria estão na faixa de média a alta nos membros superiores. E nos membros inferiores predominaram na faixa abaixo da média e na média. O Grupo 2 foi o grupo que apresentou médias mais altas. O Grupo 3 as médias mais baixas.

Palavras-chave: Idoso. Envelhecimento. Força muscular.

Um comentário:

  1. Porque não tem nenhuma menção ou agradecimento para equipe e para os indivíduos que te receberam e te apoiaram na realização deste trabalho?

    ResponderExcluir